5 passos para o lançamento de seu produto ser um absoluto sucesso

Revolucionar um setor, ser pioneiro no seu segmento, aumentar as vendas do seu negócio… Vários são os motivos que levam um empreendimento a criar um produto. Mas sua empresa sabe como fazer o lançamento de um produto da forma correta?

Lançamentos de produtos como o Iphone da Apple, por exemplo, contaram com muito mais que o fator novidade para emplacar. Eles passaram por todo um planejamento anterior ao seu lançamento.

Na realidade, houve um verdadeiro estudo sobre o comportamento de cada consumidor. Inclusive, tais empresas se empenharam em encontrar um perfil dos seus clientes, para então estudar o seu comportamento e falar a sua língua.

Parece bobagem ou até mesmo conversa de ficção, mas a verdade é que para o lançamento do seu produto ser um sucesso, não se deve negligenciar toda a estratégia, mesmo antes, durante e depois do lançamento.

Mas não se desespere. Sabemos que às vezes não é fácil começar, então separamos neste artigo 5 passos para que o lançamento do seu produto seja um sucesso. Vem conosco!

Primeiro passo: Identifique o seu consumidor

O primeiro passo antes de lançar o seu produto no mercado é conhecer o seu público-alvo. Ou seja, quais são as pessoas que mais se identificam com o seu produto. Por isso, faça algumas perguntas como:

  • São homens ou mulheres que vão consumir esse produto?
  • Qual a faixa etária média dos meus consumidores?
  • Qual é a renda média dos meus consumidores?
  • Quais são os hábitos de vida desse consumidor?

Note que à medida que as questões vão sendo respondidas, cria-se um padrão de público-alvo, e sua empresa pode criar a chamada persona – que nada mais é do que um personagem fictício que define o seu cliente potencial.

Nessa etapa demos algumas sugestões de perguntas a serem respondidas, mas quanto mais questões forem levantadas sobre o seu público, melhor. Isso ajudará a definir o seu perfil e caminhar para o segundo passo.

Segundo passo: Faça uma pesquisa de mercado

Agora que você já conhece o seu público, é necessário realizar uma pesquisa de mercado com ele. Saber se já consomem algum produto similar da concorrência, e caso sim, descobrir o que faria eles mudarem de marca.

Nessa etapa é bom conhecer profundamente as ameaças e oportunidades que podem existir nesse mercado. Também é fundamental levantar os pontos fortes e fracos dos concorrentes, estudando-os minuciosamente.

Tudo isso ajuda a adaptar da melhor forma o produto ou serviço para a sua persona. Afinal, é ela quem poderá fazer o lançamento de um produto ser um sucesso ou um fracasso. Portanto, levante todos os pontos que forem pertinentes e faça todas as adaptações necessárias nessa etapa.

Terceiro passo: Avalie a viabilidade do produto

Bom, agora que você já sabe para quem irá vender, quais os pontos fortes e fracos da concorrência, as possíveis ameaças do setor e quanto o cliente está disposto a pagar pelo seu produto, chegou o momento de avaliar se ainda assim é viável lançá-lo.

Nesse momento é importante levantar algumas questões para depois fazer algumas contas. O principal objetivo nessa etapa é usar a racionalidade, saber levantar todos os custos e pensar:

  • Quanto será necessário investir nesse lançamento?
  • Qual será o valor do custo de produção desse produto e o preço de venda que o consumidor está disposto a pagar?
  • Qual será o custo com propaganda para se vender a quantidade desejada?
  • Vendendo a quantidade desejada, em quanto tempo o investimento retorna?
  • Em um cenário pessimista, no qual a quantidade desejada não foi atingida, ainda assim é viável a produção do produto?

Responder essas questões com uma calculadora na mão poderá evitar o lançamento de um produto “abacaxi” no mercado. Mas também poderá potencializar o lançamento de um produto bastante aguardado.

Quarto passo: O pré-lançamento

Agora que já está quase tudo pronto, chegou o momento do pré-lançamento. Essa é a fase que o consumidor precisa conhecer um pouco mais do seu produto. E quando falamos em consumidor, podemos entender que eles podem se encontrar em três fases na sua jornada de compra:

  • Topo do Funil – descoberta da necessidade;
  • Meio do Funil – consideração sobre a compra;
  • Fundo do Funil – decisão sobre a compra.

Note que existem clientes que ainda estão descobrindo a necessidade por determinado produto, enquanto outros estão considerando se irão ou não comprar esse produto. E existe quem deseja comprar o produto e está decidindo de quem comprar.

No pré-lançamento é importante gerar conteúdo para todos eles. Realizar desde artigos abrangentes, passando por artigos mais técnicos e terminando em um press release do produto.

Isso irá ajudar a atrair os consumidores em qualquer uma dessas fases. Os veículos de comunicação usados deverão ser os que tais pessoas mais usam. Lembre-se que no primeiro passo você já identificou isso.

Então, se o seu público-alvo usa mais o Facebook, foque nele. O mesmo deve acontecer se ele usa mais o Instagram, assiste vídeos no YouTube, lê revistas, etc. Enfim, procure focar os esforços nas mídias nas quais o seu público está mais presente.

Quinto passo: Enfim, o dia do lançamento!

Enfim, chegou o lançamento. E agora que o seu público já está preparado para ele, é o momento de bombar. Isto é, aumentar as chamadas nas redes sociais, usar influenciadores, dar descontos para os primeiros compradores, entre outras ações.

Criatividade é o que não pode faltar. O importante é transformar, nesse momento, o lead em um cliente. Para isso é essencial colher os dados dele. O e-mail já é o suficiente. Faça-o fornecer o e-mail e ofereça em troca uma isca digital, que pode ser um e-book por exemplo.

Desenvolva um evento para o lançamento. Convide o seu lead. Faça a cobertura do evento no Facebook, YouTube e em todas as possíveis redes sociais. Faça esse dia ser único e histórico. Como um verdadeiro marco no seu setor. Sua empresa já trabalhou todo o pré-lançamento e sabe para quem está vendendo.

Portanto, esse é o momento crucial do seu negócio e ele definirá os rumos futuros. Se foi um sucesso, basta posteriormente ir alinhando e afinando a estratégia. Se foi um fracasso, toda a estratégia inicial precisará ser repensada.

Mas a verdade é que quanto mais bem planejado for o pré-lançamento, maiores serão as chances do lançamento do produto ser um verdadeiro sucesso. Agora, eu te pergunto, você está pronto para o lançamento de seu produto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.